Governo Municipal realiza o SPAECE Diagnóstico – 2022

Encontro de Docentes do 9º ano para diagnóstico do SPAECE, com representantes da CREDE 17 de ICÓ – CE.

O Governo Municipal de Baixio (CE), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou entre os dias (27 e 28) de julho, no auditório da  Secretaria de Educação, o encontro de docente do 9º anos no diagnóstico do programa SPAECE para edição de 2022, com a Coordenadora Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira da CREDE17 – Icó-Ce. Tivemos também a participação dos docentes do 2° e 5° ano, equipe mais PAIC, gestores do município.

A participação da Coordenadora da CREDE-17 foi de fundamental importância, a qual apresentou a real situação do município quanto ao nível de desempenho e apresentou diagnóstico escolar dos citado alunos, especialmente o desempenho a ser melhorado. Diante do exposto o município avalia como positivo a referida visita da CREDE-17 e seus subsídios, com foco nos avanços a serem alcançados visto que a educação é prioridade baseado no que propõe o SPAECE que vem acompanhando a aprendizagem dos nossos alunos por meio das avaliações externas e censitária, para analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano, bem como analisar a avaliação do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos. Contudo, o município juntamente aos nossos docentes têm realizado ações que possibilita avanços no que se refere aos resultados de aprendizagem e desempenho desejados dos nossos discentes.

SPAECE

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.