Baixio conclui Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

O Governo Municipal de Baixio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo 2022. A campanha teve início no dia 4 de abril e concluída em 30 de junho.

Em Baixio, todas as unidades de saúde da zona urbana e rural estiveram vacinando os públicos-alvo da campanha. Segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1.362 doses da vacinas contra gripe (Influenza H1N1) e Sarampo.

Doses aplicadas:
Idosos: 745, gestantes: 18, puérperas: 7, crianças: 291, professores: 53, trabalhadores da saúde: 114, deficiência permanente: 14, doença cardíacas crônicas: 2, imunossupressão: 2, obesidade: 1, doença renal crônica: 2, Doenças respiratórias crônica: 72, trissomias: 4.

Tanto os grupos prioritários quanto a população em geral participaram da campanha deste ano.

Tira dúvida:

Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?
Sim. A vacina contra gripe pode ser administrada com a vacina da Covid ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?
Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.

Se eu estiver com febre, posso me vacinar?
Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.

Quem não pode receber a vacina contra a gripe?
A vacina contra a gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Por que eu devo me vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.
Eu me vacinei contra gripe no ano passado.

Preciso tomar a dose de novo?
Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do influenza que mais estão circulando naquele ano.