Prefeitura realiza campanha Agosto Lilás

Aconteceu na noite desta terça-feira (09), a primeira de várias ações a serem realizadas pela Secretaria de Assistência Social, sobre a Campanha Agosto Lilás, mês de enfrentamento da violência contra a mulher.

O Encontro teve como público alvo os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que numa Roda de Conversa, discutiram com Assistentes Sociais, Psicóloga e Advogadas, temas como, Lei Maria da Penha, Formas de Violência Contra a Mulher, formas de Denúncia, locais para buscar atendimento no município, entre outros.

A campanha tem o intuito trazer visibilidade ao tema – Lei Maria da Penha – e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres em situação de violência.
Presencialmente, além de jovens, facilitadores, também estiveram presentes representantes do governo municipal.

Facilitadores:

Dra. Priscila Teixeira e Dra. Imaculada Bezerra
Advogada.
Tema: Lei Maria da Penha.

Karla Isabel
Assistente Social
Tema: Formas de Violência Contra a Mulher.

Ivana Ferreira
Psicóloga
Tema: Campanha Gosto Lilás

Luma Letícia
Coord. de Políticas para a Mulher
Tema: Canais de Denúncia e Conselho da Mulher.

Mobilização social pelos direitos das mulheres

Maria da Penha, que deu nome à lei, sofreu uma tentativa de feminicídio, pelo então marido, em 1983, e ficou paraplégica. Até 1998, o agressor continuava em liberdade, e o caso ganhou repercussão internacional e foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O caso fez com que, em 2002, um projeto de lei de combate à violência doméstica contra a mulher fosse elaborado por organizações da sociedade civil. O texto foi discutido e aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e, em 2006, foi sancionado pelo Presidente da República

Denúncia

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem um canal de denúncias e acolhida para situações de violência contra a mulher, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O serviço registra e encaminha as denúncias aos órgãos competentes. A ligação é gratuita, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

Serviços e Informações do Brasil